Análise de músicas - Eu sou egoísta

Olá galera, vamos analisar de perto algumas musicas do Raulzito. O primeiro post vai ser sobre a música Eu sou Egoísta. Vocês analisam e postam nos comentários suas opiniões.

Eu sou egoísta

Se você acha que tem pouca sorte
Se lhe preocupa a doença ou a morte
Se você sente receio do inferno
Do fogo eterno, de Deus, do mal
Eu sou estrela no abismo do espaço
O que eu quero é o que eu penso e o que eu faço
Onde eu tô não há bicho-papão
Eu vou sempre avante no nada infinito
Flamejando meu rock, o meu grito
Minha espada é a guitarra na mão

Se o que você quer em sua vida é só paz
Muitas doçuras, seu nome em cartaz
E fica arretado se o açúcar demora
E você chora, cê reza, cê pede… implora…
Enquanto eu provo sempre o vinagre e o vinho
Eu quero é ter tentação no caminho
Pois o homem é o exercício que faz
Eu sei… sei que o mais puro gosto do mel
É apenas defeito do fel
E que a guerra é produto da paz

O que eu como a prato pleno
Bem pode ser o seu veneno
Mas como vai você saber… sem provar?

Se você acha o que eu digo fascista
Mista, simplista ou anti-socialista
Eu admito, você tá na pista
Eu sou ista, eu sou ego
Eu sou ista, eu sou ego
Eu sou egoísta, eu sou,
Eu sou egoísta, eu sou,
Por que não…


 

13 comentários:

@DanloRCarvalho Says:
23 de maio de 2011 às 05:55

Essa música é sem dúvida uma das melhores do Raul. Ela mostra que as pessoas tem que parar de ficar com medo de tudo e aprender novas coisas, conheçer, experimentar, conhecer a verdadeira face das coisas das barreiras que o mundo nos impoe.

Uma cois do tipo "Coragem coragem se o que vc quer é aquilo que pensa e faz, coragem eu sei que você pode mais"

Tocaaaa Raulllllll.

Victor Hugo Salles - @VictorHugSalles Says:
23 de maio de 2011 às 05:58

Ele deixa claro que o importante mesmo é gostar primeiramente de nós, não como um defeito, mas como uma qualidade, para que deixemos os nossos medos.

Helton Juliano Mattei Says:
23 de maio de 2011 às 06:09

Bom vou fazer uma analize rapidinha aqui pois tenho pouco tempo...

A musica faz um breve retrato do estilo de vida que Raul leva neste momento. Uma vida livre da religião e do sacrificio para benefício futuro. Ele tenta justificar a vida vivida intensamente, arriscadamente, afirmando que não se é possivel saber sem passar pela experiência (3ª estrófe) e por fim faz menção à uma caracteristica um tanto negada, mas que é inata e presente em todo e qualquer ser humano, que é o egoismo, tentando, também, direcionar o apreciador da musica à pensar o sentido etimologido da palavra (quando cita os termos ego e ista separadamente.

Anônimo Says:
23 de maio de 2011 às 14:32

Essa música fala dos medos das pessoas de viver, muitas vezes medo de ir para o inferno, dos castigos de deus, e ele fala que não tem medo de viver, faz o que pensa, o que acha certo.

Anônimo Says:
23 de maio de 2011 às 14:59

"Eu quero é ter tentação no caminho
Pois o homem é o exercício que faz"
É isso ai!!! o que seria a vida senão a constante de se fazer o errado até acertarmos? Dá-le Rauzitoooooooo

@Wilnele_Rayane

Anônimo Says:
23 de maio de 2011 às 15:10

*Raulzito

@Wilnele_Rayane

. Says:
24 de maio de 2011 às 13:17

Medo de tentar, de arriscar é o que ele tenta destruir com essa música, gritando aos 4 ventos que o homem é o exercicio que faz.
Demais. Aguardo mais posts...

@RodRocha20

Anônimo Says:
31 de maio de 2011 às 15:12

Já que você não analisou a música, mas somente colocou sua letra aqui, eu analisarei.

Essa música é uma crítica à socidade, e na minha opinião, está muito ligado com as idéias de Bob Marley. Raul Seixas passa a idéia de que você não deve se preocupar com a vida, só deve fazer o que quer fazer, é como diz Bob: "Para que se preocupar tanto, se a vida é uma alucinante aventura da qual jamais sairemos vivos". Raúl ainda interpreta a visão do egoismo pela sociedade como fazer o que quer, vivendo uma vida sem regras. Raúl considera essa uma visão equivocada da humanidade, representando isso em uma frase: "Meu egoísmo é tão egoísta que o auge do meu egoísmo é querer ajudar"
No trecho "Onde eu tô não há bicho-papão" Raúl se refere às pessoas que fazem as regras, associando-as como "bicho-papão", onde ele também expressa isso em algumas de suas frases: "A desobediência é uma virtude necessária à CRIATIVIDADE." e "Só há amor quando não existe nenhuma autoridade."

Há diversos outros pontos na música para analisar, mas acho que isso daria uma ´preguiça´ aos leitores desse comentário. Só quero que lembrem-se: Raul Seixas não é só um ritmo legal e divertido, sempre analise de forma profunda suas musicas! Abra sua mente!

Quem ainda está lendo e gostou da minha análise, se quiser siga @filosofiaoculta . Lá eu posto diariamente várias frases, ligadas ao ocultismo, sendo principalmente à Raul Seixas.

> @filosofiaoculta <

Helton Juliano Mattei Says:
1 de junho de 2011 às 12:38

anonimo,

gostei da sua analize, porém não tive como não discordar em alguns pontos. Na minha visão, quando ele cita o "bicho-papão", ele não refere-se às pessoas que criam as regras, mas sim as causas, ou seja, ele faz apologia à uma vida onde se quebra às regras, e nessa relação, não existe o "bicho-papão" da consequencia, ou a pena por quebrar essas regras, tanto porque não existem.

De toda forma achei muito interessante seu ponto de vista

Unknown Says:
28 de agosto de 2018 às 08:37

Essa música é um convite de uma pessoa que já está lá pra tudo aquilo que vc quer, mas Vc tem medo.

Unknown Says:
19 de novembro de 2019 às 03:53

Qdo Raul fala, "bicho papão", interpreto que ele aceita as coisas como são, sem "criar estorinhas" em sua mente sobre o assunto, gerando ansiedade e medos. Onde ele está não tem bicho papão pq ele (Raul) não o cria, simplesmente aceita o que é, sem ficar confabulando.

Anônimo Says:
2 de abril de 2020 às 19:47

O trecho "onde eu to não há bicho papao" é substituído em algumas performances ao vivo por "onde eu to não há sombra de deus"... acho q é uma referência a não se submeter a uma regra superior imposta na marra.

Kely Says:
23 de julho de 2022 às 13:48

Sim, acho que foi o único comentário mais sensato e mais concreto na interpretação dessa música. Na parte que ele fala "O que eu como a prato pleno
Bem pode ser o seu veneno
Mas como vai você saber sem tentaaar?…"
Significa que seja lá oq for que você esteja passando, não diminua a sua dor, você é forte, é fácil julgar. agora tem pessoas que trocassem de ligar com você não aguentaria um terço do que estás passando, ou seja pode ser o seu veneno. Lembrando é o meu meu ponto de vista.

Postar um comentário